top of page
Writer's pictureSeseOlive

2024 October 14 | Photography & History | Marisa Monte - München

Updated: Oct 20

PT 🇵🇹🇧🇷



Juro que não sei como é que ela me entrou em casa...


... se fosse por um amigo ou amiga lembrar-me-ia do calor dessa amizade, tal como ela genuinamente canta e no fundo como nos espanta de franqueza e emoção.


... ou talvez tenha sido um CD que comprei, mesmo que no final dos anos 90 o curto dinheiro fosse certamente utilizado para outros fins lúdicos e mais jazzísticos.


Seja como for o certo é que um outro "Barulhinho Bom" invadiu-me a vida, um tal cuja deslavada capa a preto e amarelo mostrava uma morena nua, e que ainda desenho me fazia voar, algo que por exemplo foi proibido nos estados unidos. E o bom barulho continuou uns anos mais tarde com os Tribalistas que trouxeram vozes e personagens que descreviam uma irmandade inquebrável.


Juro que não sei como é que ela me entrou em casa mas ontem, fui eu que saí de casa para lhe ir ver. E que bom foi!


Primeiro uma nova sala de concertos em Munique para mim, a "temporária" sala HP8 do Gasteig com capacidade para 2000 pessoas deslumbra com acabamentos de luxo e uma acústica notável, tanto que a primeira parte de música de câmara ao tocar o último tema com as palmas do público baralhou a audição das honestas cordas do Sertanejo.



Mas a impaciência já era muita e nem de seguida a apresentadora resistiu em alemão ao apelos de um público brasileiro omnipresente na circular sala de concertos. Por fim entrava no palco a voz que nos alimentou a alma durante décadas imune a longínquos e distantes anos banhados de tempos a tempos pelo Atlântico.


O início do concerto não foi fácil mesmo com um doce e cativante público, parecia cansada num vestido de viúva acompanhada por um som distante onde inclusivé o baixo não se ouva. Contudo tudo se foi dissipando, do alto dos seus 57 anos embalou-nos com o seu timbre, experiência e honestidade para uma viagem fabulosa...



... ainda o requinte de fazer exactamente o que foi gravado, nos ritmos, nas vozes, na envolvência... eis alguns momentos que podem ser ouvidos no vídeo abaixo


00:00:12 - "Dança da Solidão" - Rose and Charcoal - 1994

00:00:48 - "Beija Eu" - MAis - 1991

00:01:21 - "É você" - Tribalistas - 2002

00:02:00 - "A menina dança" - Barulhinho Bom -1996

00:02:21 -"Amor I Love You" - Memórias, Crônicas e Declarações de Amor - 2000

00:02:53 - "Já sei namorar" - Tribalistas - 2002

00:03:31 - "Bem que se quis" - Marisa Monte - 1989



E aquele final... à capela... tal como ela começou no final dos anos 80... simplesmente mágico, todo o público a cantar para nunca mais voltar a casa... Bem que se quis :)

94 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page